UPK - Boletim 03 - Aphyosemion bualanum
A UPK – União Paulista de Killifishes foi o grupo pioneiro de aquaristas e criadores de killifishes em São Paulo, quiçá do Brasil, desde 1984 (segundo dados do primeiro Boletim nº00 de 1989 e como testemunha ocular). Transcrevemos esse quarto boletim com ciência e anuência do Biólogo Júlio Cezar Ghisolfi que é um dos fundadores da UPK.
UPK – Boletim 03 2-8
A PALAVRA DO PRESIDENTE
Nestes últimos anos tenho me dedicado de corpo e alma para tornar o sonho de cinco amigos uma realidade, sacrificando inclusive interesses pessoais e familiares para que isto ocorresse, tudo valeu a pena pois a UPK é hoje uma realidade. Somos conhecidos em nível nacional, conseguimos realizar dois cursos introdutórios a criação e manutenção de Killies em cativeiro, fizemos uma apostila na qual oferecemos uma visão global sobre Killies, criamos espaço em todas as publicações sobre aquários, direta ou indiretamente, realizamos e patrocinamos uma grande quantidade de coletas, reintroduzindo no hobby diversas espécies, fizemos também um grande número de palestras em São Paulo e Rio de Janeiro, fomos responsáveis pela introdução de mais de 50 espécies na aquariofilia nacional, algumas já desaparecidas; o sonho do boletim se tornou realidade e a UPK hoje existe.
Foi uma luta árdua e os objetivos foram sendo conquistados e hoje me orgulho de ter sido em dos fundadores da UPK. Na época em que a UPK era um sonho distante na cabeça de cinco aquaristas fui eleito presidente por aclamação, porém 5 anos se passaram e o destino nos tinha reservado uma surpresa; dois de nossos fundadores não mais residem em São Paulo e mantendo contacto semanal por telefone não temos mais a convivência do dia a dia, dois outro por motivos profissionais estão um pouco afastados de nossas atividades, embora se fazendo presente sempre que possível.
Diante destes fatos acredito que deva ser questionada nossa posição de presidente e vice da UPK, pois afinal aqueles que nos elegeram não estão no momento atuando no cotidiano de nossa União, passo a palavra para a atual diretoria na qual a alguns membros que não acompanham o meu raciocínio, reservando este espaço de nosso próximo boletim para um posicionamento.
Celso Albino Gouvea Lopes e Júlio César Ghisolfi
____________________________________________________________________________________________
UPK – Boletim 03 3-8 a 5-8